Sobremesa doce... e saudável!
Quando chega esta altura do ano, esta é umas das minhas sobremesas favoritas. Simples, deliciosa e saudável!
Dióspiro e canela! É muito simples:
1. Tirar a polpa de um dióspiro bem maduro (retirar toda a pele e a "cartilagem" branca pois dá mau sabor e a boca fica muito áspera)
2. Decorar com canela a gosto!
As fibras do dióspiro favorecem a regulação do funcionamento intestinal e das glicemias, promovem a saciedade e diminuem os níveis de colesterol total e de colesterol-LDL.
Ainda do ponto de vista nutricional, é de salientar também a sua riqueza em vitamina A e minerais, como o potássio. Têm-se descrito grandes quantidades de atividades associadas aos carotenoides (responsáveis pela coloração do fruto), principalmente como agentes antioxidantes com eventual potencial na proteção das células.
As suas variedades dividem-se em função da adstringência. A sensação adstringente é provocada pela contração das mucosas da boca, sendo que esta característica particular se deve à presença de taninos (especialmente presentes quando a fruta ainda não está madura). A riqueza em taninos confere-lhe um elevado potencial antioxidante, e diversos estudos relacionam a sua presença com a diminuição do risco de doença cardiovascular e de alguns tipos de cancro. As “adstringentes” – Coroa de Rei, Kaki e Roxo Brilhante – são as mais comuns e necessitam de uma maturação adequada para poderem ser consumidas. As “não adstringentes” – Fuyo, Hana Fuyo, O Gosho, Giro, Cal-Fuyo, Fau-fau e Sharon – podem consumir-se de imediato, após a colheita.
O dióspiro oferece 65kcal por 100g de parte edível, sendo que a sua composição é essencialmente água (82,6g), hidratos de carbono (14,8g), vitaminas e minerais. Contém 177 µg de carotenoides correspondendo a 22% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina A, tornando o dióspiro uma boa fonte. Apresenta, também, uma quantidade interessante de potássio (230mg), correspondendo a 11,5% da DDR.
Devido ao teor de hidratos de carbono, o consumo do dióspiro deve ser, sempre que possível, integrado em refeições.
http://nutrimento.pt/
Os principais benefícios da canela incluem:
Ajuda a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
Melhora transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e é boa para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
Combate as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expetorante natural;
Diminui a fadiga e melhora o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
Ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
Ajuda na digestão, principalmente quando misturada com mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
Diminui o apetite pois é rica em fibras;
Reduz a acumulação de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
Ajuda a diminuir as calorias ingeridas pois a canela pode substituir o açúcar no leite, café, chá e vitaminas, por exemplo.
A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes e mousses, tendo assim todos os seus benefícios. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá.
https://www.tuasaude.com/
Espero que gostem!!
Instagram @truegoodieness
Comentários
Enviar um comentário